Turbo Restart no W95

Aqui está um método de desligar/ligar (rebooting) o seu PC através de um ícone no desktop, com a intervenção de um batch file.

Primeiro, abrir o Notepad e digitar (@exit), e salvar este documento como restart.bat na raíz (a raíz (root) é normalmente o c:\).

De seguida vamos criar um atalho (create shortcut) para este ficheiro no desktop: para tal posicionar em cima do ficheiro e com o botão do lado direito do rato clicar em criar atalho; de seguida vamos mover esse atalho para o desktop (se se colocar o rato em cima do ficheiro desejado e premindo sempre o botão direito do mesmo, basta empurrar o ficheiro para o desktop que quando este lá chegar pode-se criar o atalho desejado).

Depois de ter o atalho criado no desktop vamos premir o botão direito do rato para aceder às propriedades do mesmo. Clica-se então na divisão Programas e selecciona-se Fechar à Saída (close on exit). De seguida, seleccionar a divisão Avançado, escolher o Modo MS-DOS, e des-seleccionar Avisar antes de Entrar no Modo de MS-DOS. Clicar OK e de novo OK.

Agora, quando desejar fazer um restart basta clicar no atalho restart.bat existente no desktop.

 

 

Criar Configurações Únicas Para Cada Programa

Válido para Windows 95/98/2000     (o W2000 em vez do config.sys e do autoexec.bat tem config.nt e autoexec.nt que podem ser substituidos por outros definidos no tal ficheiro de atalho para o programa específico)

Todos sabemos dos dois ficheiros iniciais que servem para colocar todos os devices e programas necessários para o arranque do Ms-Dos e Windows: o autoexec.bat e o Config.sys. Estes ficheiros sempre foram muito importantes no antigo interface do Ms-Dos mas mesmo no Windows podem ter a sua importância.

Para além de outras importâncias, aqui vou falar da forma de controlar o funcionamento de determinado programa através da intervenção manual ao ficheiro executável do mesmo, quer dizer, em vez de definir as propriedades gerais para o Windows (que poderia acarretar em excesso de recursos...) vou definir as propriedades únicas para cada programa.

Vamos colocar uma situação:

Vamos supor que têm instalado no Windows 95 o jogo Lemmings para Ms-Dos, por exemplo (este jogo precisa de rato para ser jogado). Mas por outro lado temos um programa que necessita de muita memória base (a que vai até  640 Kb) e como tal só funciona tendo instalado o emulador de memória EMM386.EXE.

Hipótese:

Muito bem, poderíamos definir um config.sys e um autoexec.bat inicial (comum a tudo existente no PC) com o emulador instalado, com uma série de devices instalados, e ainda incluindo o mouse.com - para funcionamento do jogo Lemmings. Assim ficava resolvido o problema de memória para o tal programa exigente e o problema do rato para o jogo de Ms-Dos. Errado!

Com isto estávamos a sobrecarregar o computador porque se calhar o rato de Ms-Dos até só era preciso para o tal jogo!!! Para além de não dizer que se calhar com o emulador instalado determinados programas baseados em Ms-Dos deixariam de funcionar!

Solução:

Deixemos o Windows criar o config.sys e autoexec.bat conforme precisa e para cada programa em especial iremos definir propriedades únicas de funcionamento.

Ou seja:

  • Vamos ao directório do programa necessário, neste caso o jogo Lemmings
  • Procurar o ficheiro executável do jogo, normalmente um *.exe ou *.com (neste caso talvez o Lemmings.exe), e criar um atalho para o mesmo; esse atalho pode ser no mesmo directório do jogo
  • Já nesse atalho, clicar com o botão direito do rato em cima e clicar de novo em propriedades (agora com o esquerdo)
  • Nas propriedades clicar no tabulador Program, e de seguida em Advanced
  • Aqui deve especificar o modo Ms-Dos manual e definir o config.sys e autoexec.bat que deseja para o jogo. Neste caso vamos acrescentar o mouse.com ao autoexec.bat para carregamento do driver do rato em Ms-Dos
  • Para o tal programa exigente que necessita de mais memória poderemos fazer o mesmo procedimento mas em vez do driver do rato poderemos especificar no config.sys o emm386.exe (do género Device=c:\windows\emm386.exe). As explicações do config.sys e autoexec.bat serão explicadas na secção de Ms-Dos

Assim, sempre que queira jogar o Lemmings basta clicar no atalho. O computador poderá fazer-lhe uma pergunta se quer continuar no modo Ms-Dos para executar o jogo e basta dizer que sim. De seguida o computador faz um restart e arranca para o jogo respectivo. Quando o jogo é finalizado, o computador faz um restar novamente e arranca para o Windows 95.

Assim os recursos necessários para cada programa são individuais, não exigindo muito do Windows e não havendo complicações com incompatibilidades de programas.

 

 

 

Carregue no Shift enquanto Arrasta e Larga (Drag and Drop)

Válido para Windows 95

Carregue na tecla de Shift enquanto arrasta e larga (drag and drop) algo com o botão do lado esquerdo do rato. Obterá o mesmo menu que veria se arrastasse e largasse com o botão do lado direito do rato.

 

 

 

Fechar as Janelas Simultaneamente

Válido para Windows 95/NT

Quando se pesquisam as pastas no disco pode acontecer de se abrir n, umas seguidas de outras. E normalmente só se precisa da última, mas para lá chegar é necessário abrir todas as outras. Para as fechar será o mesmo trabalho, fechar uma de cada vez!!!

Se ao fechar a primeira janela premir a tecla Shift, além de fechar esta fecham-se todas as outras.

Bastante mais fácil!

 

 

Abrir Apenas a Janela que se Deseja

Válido para Windows 95/NT

Para mudar de pasta em pasta sem manter as janelas anteriores abertas, basta premir a tecla CTRL enquanto se clica duplamente na pasta desejada. A janela anterior, a sua "progenitora", será automaticamente fechada e ficar-se-á somente com a última janela aberta.

 

 

Letras ou Símbolos Diferentes

Válido para Windows 95

Se necessita de um símbolo ou uma letra diferente do habitual é muito simples.

Para tal basta ir ao:

  • Clique em Start,Programs,Accessories, e finalmente em Character Map
  • Uma vez encontrado o símbolo desejado basta clicar no mesmo para o seleccionar. De seguida clique em Select e depois em Copy
  • Vá para o sítio onde o deseja colocar (word, Paint,...) e prima Edit seguido de Past. O símbolo ficará presente

Se o Character Map não está ainda instalado deve fazer o seguinte:

  • Clique em Start, Settings, Control Panel, e escolha de seguida Add/Remove Programs
  • Clique no tabulador Windows Setup, seleccione Accessories, e clique em Details
  • Seleccione a caixinha Character Map e clique OK

 

 

Criar um Disco de Arranque

Válido para Windows 95/98

Um disco de arranque (Start-up Disk) pode salvar o seu sistema se acontecer alguma coisa de errado com o seu computador. Com este disco pode-se aceder ao Ms-Dos (quer dizer, pode-se aceder à partição FAT correspondente ao mesmo sistema de Ms-Dos) e verificar ficheiros importantes.

Este disco cria-se normalmente na instalação do Windows, mas a maior parte das pessoas não o faz.

Vamos criar o Start-up Disk agora:

  • Clicar em Start, Settings, e Control Panel. Clicar duplamente em Add/Remove Programs
  • Clicar no tabulador Startup Disk e siga as instruções.
  • Por fim escreva uma itiqueta na disquete para não se esquecer que é a do sistema de arranque

 

 

 

Aviso do Caps Lock e do Num Lock

Válido para Windows 95/98/2000/NT

Já alguma vez premiu acidentalmente as teclas do Caps Lock ou do Num Lock e quando descobriu isso já tinha escrito bastantes coisas? É realmente chato!

O Windows tem uma opção que o avisa quando estas teclas são premidas.

Faça o seguinte:

  • Clique em Start, Settings, Control Panel
  • Escolha o icon Accessibility Options e seleccione Use Toggle Keys.
  • Clique OK

A partir deste momento, cada vez que tocar nessas teclas ouvirá um som de aviso. Ou melhor, o som ouve-se cada vez que activa a tecla - além de ver uma luz verde no seu teclado referente à tecla em questão.

 

 

 

Desinstalar Correctamente

Válido para Windows 95/98/2000/NT (no W2000 o aspecto é um pouco diferente)

Não se deve nunca apagar seja que aplicação for sem antes a tentar remover. Isto porque se apagará apenas o atalho da mesma, ou até o directório do disco, mas ela continuará no Registry e poderá até dar problemas com falta de algum componente - o que é natural pois foram todos apagados do disco!

Deve-se ir a:

  • Start, Settings, Control Panel
  • Seleccionar Add/Remove Programs, e depois escolher a aplicação que se deseja remover

No caso de ter apagado alguma aplicação do disco e o Windows começar a dar problemas (antes de ter lido este artigo!), para ser um pouco cauteloso antes de editar o Registry deve reinstalar a aplicação e de seguida removê-la. Em princípio o Windows a removerá bem. Trabalho a duplicar mas tem de ser!

 

 

Não se esqueça que está no Windows

Válido para Windows 95

Quando vai ao Command Prompt do Windows (Start\Programs\Ms-Dos Shell) para entrar numa janela de Dos e fica por lá algum tempo, já alguma vez lhe aconteceu de esquecer se estava em Dos-shell ou Ms-Dos mesmo? E aí não sabe se deve digitar Exit ou Win para entrar no Windows...é mau!

Pois bem, pode-se fazer uma pequena adição ao ficheiro win.bat que lhe lembrará constantemente que está na janela de Ms-Dos shell. A mensagem dada será algo do género:

"Está no Ms-Dos Prompt do Windows! C:\windows"

Para isso procurar e editar o ficheiro win.bat, ou seja,

  • Start, Search, Files or Folders, especificar o ficheiro win.bat e fazer Search (provavelmente estará no c:\Windows)
  • Depois de encontrado clicar com o botão do lado direito sobre ele e simultaneamente a tecla Shift, e escolher a opção Open With...
  • Deve de seguida escolher o Notepad
  • Na edição do ficheiro escrever o seguinte:

                   set winpmt=Está no Ms-Dos Prompt do Windows!$_$P$G

 

 

Mude o Icon do seu Disco

Válido para Windows 95

Gostaria de mudar o icon que o Windows 95 usa para representar o seu disco? Basta criar um ficheiro INF que aponte para o icon que tem em mente. Abra o Notepad e escreva o seguinte:

[autorun]

path,#

onde path é o caminho para o icon que se quer usar, e # é o número dele no ficheiro.

Para ver os icones:

Em qualquer ficheiro de icon, tal como o shell32.dll na pasta c:\windows\system, os icones estão numerados de zero para cima. Para ver os icones nestes ficheiros, crie um atalho para o seu disco - neste caso -, clique com o botão do lado direito do rato nesse atalho e escolha Properties. Escolha depois o tabulador Shortcut e clique no botão Change Icon.

A caixa aberta mostra todos os icones no shell32.dll. Clique no botão Browse para ver outros icones presentes noutros ficheiros, tal como o C:\windows\system\pifmgr.dll.

Usar determinado icon:

Assim, se quer usar o icon 14 por exemplo, o globo, do ficheiro C:\windows\system\shell32.dll, na substituição do icone do seu disco c: a linha no Notepad seria assim:

[autorun]

icon=c:\windows\system\shell32.dll,13  (é o número 14 da lista mas começa-se sempre do zero)

Uma vez dado o nome ao seu icon, escolha Save As no menu do Notepad, nomeie o ficheiro de autorun.inf e salve-o na raíz do seu disco. Feche o Notepad.

Para ver as alterações:

Para ver o icon novo, que substituiu o icon do disco, abra a janela do My Computer, clique no icon do disco uma vez e faça F5 para actualizar. Aparecerá o novo icon. Se não gostar deste boneco pode sempre mudá-lo no ficheiro autorun.inf.

Nota: Se tem vários discos e deseja mudar os icones neles todos basta fazer este procedimento em todos e colocar o respectivo autorun.inf na raíz de cada um.

 

 

 

Des-Mover um ficheiro no Explorador (undo a file move)

Válido para Windows 95

Já alguma vez moveu um ficheiro que não era o que realmente desejava ?

Bem, se for o caso basta clicar em Undo do menu Edit no Explorer do Windows e o problema fica resolvido.

 

 

Criar Icons Facilmente

Válido para Windows 95/98/2000

Pode facilmente criar-se um icon para a sua aplicação. Simplesmente seleccionar uma imagem em formato bmp (poderá editar uma imagem de outro formato com o Paint ou outro programa qualquer e depois gravar com o formato bitmap) que se deseje e modificar a sua entensão de bmp para ico.

No Windows Explorer clica-se com o botão do lado direito do rato em cima do ficheiro desejado e selecciona-se Rename. Apaga-se a entensão bmp e escreve-se ico.

Automaticamente o aspecto do ficheiro muda, deixando de ter o desenho habitual do Paint para passar a ter o aspecto de um quadrado (un icon).

Nota:

Um ficheiro é constituído, por norma, por um nome e uma extensão na seguinte formato: nome_file.extensão. Entre o nome e a extensão existe um ponto (.). Neste caso deve modificar-se a segunda parte do ficheiro, ou seja, a extensão.

 

Modificar o Icon do Botão Start

Válido para Windows 95

Pode-se mudar o ícon do botão Start do Windows. Este encontra-se no ficheiro user.exe residente no directório c:\windows\system. Não se consegue editar este ficheiro enquanto o Windows está activo, logo o mais simples é copiar o user.exe, e de seguida renomeá-lo com um nome do tipo user1.exe, por exemplo.

De seguida basta editar o user1.exe, modificar o que se quer e renomear de novo.

Para segurança deve-se copiar novamente e dar um outro nome...assim ficamos com três ficheiros com nomes diferentes referentes ao mesmo, que é para o caso de se querer mais tarde repor tudo como estava...

 

Criar Teclas de Atalho para o Windows Explorer

Válido para Windows 95/98/NT/2000 ( no Windows2000 o shortcut windows explorer está em Programs\Accessories.)

Está farto de ter sempre de fazer Start/Programs/Windows Explorer ?

Para abrir o Windows Explorer pode sempre criar-se um atalho no Desktop ou mesmo na Toolbar...mas também se pode criar um "atalho" simplesmente accionado por determinada conjugação de teclas (escolhidas pelo utilizador) - pessoalmente acho mais interessante.

Procedimento:

  • Clicar com o botão do lado direito do rato (right-click) em Start e seleccionar Explore

É de notar que quando se explora o Start Menu no Explorer do Windows NT este fica dentro de \Profiles\User_actual e no Windows 2000 fica dentro de Documents and Settings\User_actual.

  • Clicar duplamente em Programs e seguidamente right-click em Windows Explorer.
  • Seleccionar Properties e seguidamente o tabulador Shortcut
  • Na janela do Shortcut posicionar-se no campo Shortcut Key, e premir qualquer tecla. Verá aqui que a  sua tecla ou uma conjugação de teclas será mostrada consoante clique nelas. Pessoalmente escolhi a combinação Ctrl-Alt-E
  • Clicar em OK

 

 

Apagar Ficheiros Recentes do Start Menu

Válido para Windows 95/98/NT/2000 (no W2000 o Find chama-se Search)

Qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador se fizer Start, e depois Documents, pode ver os últimos ficheiros a que acedeu...e isso por vezes é mau!

Uma forma prática de não acontecer isso é apagar esses ficheiros do Start Menu. Ou apagar apenas alguns, conforme se desejar, usando para tal uma truque mais selectivo, ou seja:

  • Clicar em Start, Find, e finalmente Files or Folders
  • Na caixa de Named escrever recent e clicar em Find Now
  • Quando aparecer o ficheiro, basta clicar duplamente em cima dele para o abrir e apagar lá dentro os documentos que se querem esconder do Start Menu\Documents, ou apagar mesmo tudo!

Notas Adicionais:

Duas notas adicionais vão para o facto de que a localização do recent varia consoante o Windows utilizado. Por exemplo no Windows 95 o recent encontra-se dentro do C:\Windows\recent.

Já no Windows NT encontra-se em C:\Winnt\Profiles\UserX\Recent. O UserX refere-se a diferentes utilizadores que se tenham "logado" no computador localmente.

No Windows 2000 o recent encontra-se em C:\Documents and Settings\UserX, em que o UserX se refere igualmente aos diversos utilizadores que se validaram no computador.

Isto tudo contando que o Windows está instalado na partição e caminho de defeito, ou seja c:\windows...

 

Coloque um Wallpaper através do seu Browser de Internet

Válido para Windows 95/98/NT/2000

Se está a navegar na internet e vir alguma imagem que lhe agrade e que gostaria de usar como imagem de fundo do seu windows (wallpaper) basta clicar com o botão do lado direito do rato em cima dessa imagem e escolher a opção Set as Wallpaper.

Isto funciona tanto com o Internet Explorer como com o Netscape Navigator.

 

Resolver problemas de Hardware

Válido para Windows 95/98/2000

Se tem alguma placa de som, modem, ou outro hardware que funcione mal tente o seguinte para ultrapassar esse problema:

  • Clicar em Start, Settings, Control Panel, e finalmente escolha o icon System
  • No tabulador Device Manager, remover o device que não está a funcionar correctamente (clicar em cima dele uma vez e depois clicar em Remove)
  • Fazer um restart ao computador
  • Após o arranque da máquina, a capacidade de Plug-and-Play do windows fará com que este detecte e identifique automaticamente o componente anterior que foi retirado e o reactive, fazendo com que funcione normalmente.

 

 

Colocar o Acesso ao Desktop no Botão Start

Válido para Windows 95

Acha chato ter de minimizar todas as janelas para chegar ao seu Desktop e aceder aos seus icones lá existentes? Não precisa disso, coloque a pasta do Desktop no menu Start\Programs e acederá rapidamente.

  • Clique em Start, Settings, Taskbar
  • Clique no tabulador Start Menu Programs e escolha Advanced
  • Precisará também de abrir o My Computer (clique duas vezes em cima dele), seleccionar a drive (c:), encontrar a pasta Windows e clicar nela duplamente para a abrir
  • Agora, dentro da pasta Windows existe a pasta Desktop. Basta arrastá-la para a pasta Programs na janela do explorador do botão Start (a primeira janela que se abriu), e criar lá um atalho para ele

Agora tudo o que precisa fazer é clicar no botão Start, Programs, e lá encontrará uma nova pasta chamada Desktop. É o acesso imediato ao seu ambiente de trabalho.

 

 

Fazer Desaparecer Mesmo os Programas Desinstalados

Válido para Windows 95

Já alguma vez desinstalou um programa e mais tarde verificou que o mesmo continua na lista do Add/Remove Programs do Control Panel?

Bem, aqui está uma forma de resolver isso de uma vez:

  • Clicar em Start, Run, e escrever regedit
  • Clicar no seguinte caminho:HKEY_LOCAL_MACHINE/ SOFTWARE/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Uninstall
  • Agora ter muito cuidado enquanto apaga a chave correspondente ao nome do programa que quer desinstalar

AVISO: Como sempre antes de efectuar alterações no Registry do sistema deve manualmente fazer uma cópia do mesmo.

 

 

Restringir o Acesso ao seu Computador

Válido para Windows 95

Se o seu computador é usado num ambiente de multi-user (seja em sua casa ou numa rede de uma empresa) pode restringir o acesso ao mesmo só a utilizadores autorizados através da desactivação do botão Cancel existente ca caixa de logon (isso impede-o portanto de fazer Esc ou Cancel e entrar no computador).

Procedimento:

  • Clicar em Start, Run, e escrever regedit
  • Aceder à ao caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE\Network\Logon
  • Adicionar um valor dword intitulado "MustBeValidated" e preencha esse valor com 1
  • Feche todas as janelas e faça um restart ao seu computador (ou simplesmente escolha a opção log on as a different user)

Verá que o botão de Cancel já não existe, o que obriga mesmo o windows a validar um utilizador válido.

AVISO: Como sempre antes de efectuar alterações no Registry do sistema deve manualmente fazer uma cópia do mesmo.

 

 

Verá que vale a pena!

Por: Jorge Gomes

Microsoft Certified Systems Engineer